Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Tuesday, January 25, 2005

Era do Homem Sem Qualidades

A Estatística é como o biquini , mostra tudo menos o essencial .

Afreudite recomenda a leitura :

- "O homem sem qualidades" . Robert Musil
- "L´ère de l´homme sans qualités" . Jacques-Alain Miller , " La Cause freudienne" nº 57


Vivemos na era do "Homo Statisticus"... Um tipo de homem introduzido pelo capitalismo e o discurso da ciência. No seu aparecimento desempenha um papel pioneiro , o belga Quételet. Astrónomo, aplicou os métodos da astronomia às ciências humanas nos inícios do século XIX. Esteve na origem da abordagem estatística do fenómeno social, abordagem subjacente à epidemiologia em saúde mental.
Quételet escreveu uma obra : " O Sistema Social" onde procurava fundar uma espécie de Física Social. Nela estabeleceu o princípio da epidemiologia em saúde mental : a teoria do homem médio.
Quetelet esteve na origem de um processo que fez surgir um tipo de homens (médios) que o escritor Robert Musil designou por " os homens sem qualidades", ou seja o homem quantitativo, uma espécie em vias de rápida expansão.
...
É nesta era que surge não casualmente, a psicanálise. É porque a emergência do homem sem qualidades se tornou insuportável que a psicanálise se dedicou à clínica, à arte do "um por um". Ela preocupa-se não com o um por um da enumeração, mas com a restituição do único na sua singularidade, no que tem de incomparável.
...
Há uma correlação entre a dominação crescente da estatística e esta arte singular que conheceu uma expansão universal nas sociedades que praticavam este cálculo dos grandes números."

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Pois então, estou às voltas com este texto de Miller que será cobrado em um processo seletivo do mestrado. Essa bandeira levantada por inúmeros estudiosos como Derrida, Deleuze, Baumann, Lipovestk, entre outros, é muito bem posta neste texto, que resgata Quételet na base da aplicação estatística aos fenômenos sociais. Preciso aprofundar mais neste texto!

7:19 AM

 

Post a Comment

<< Home