Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Monday, January 24, 2005

A César o que é de César...

Frases memoráveis da Xistória ( A História recalcada)

Costuma-se dizer e, com razão, que a História é escrita pelos vencedores...com sangue dos vencidos, acrescentaria Afreudite. A Xistória propõe-se reescrever a História do ponto de vista do vencido, do recalcado, dos "fracos de que não reza a História". Em suma, retomar a escória (eu diria a iscória) da História, tal como Freud ousou elevar a escória do discurso (lapsus, xiste,sonhos, etc) à dignidade de objectos científicos ( no sentido da Gaya Scientia).

- É sobejamente conhecida a célebre resposta dada por um tal Jesus que se fazia passar por Rex Judeorum, a um magistrado romano que testava a sua vassalagem a Roma :
- " Dar a César o que é de César, a Deus o que é de Deus "

Quando em 1871, no auge da rebelião conhecida por "Comuna de Paris", os revolucionários decidiram nacionalizar os bens da Igreja, o bispo de Paris dirigiu-se ao "Conselho Revolucionário" e depois de uma longa diatribe contra os abusos da revolução, terminou o seu discurso citando a frase bíblica.
- Dar a César o que é de César, a Deus o que é de Deus
Ouvindo imperturbável a fogosa retórica do exaltado clérigo, a "communarde" Louise Michel limitou-se a responder :
- De acordo. A César o que é de César, adeus o que é de Deus.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home