Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Friday, February 04, 2005

Ordem das Carmelitas In-vestidas

A Ordem do Carmelo, cujo patrono é o profeta Elias, pretende ter contado entre os seus membros a própria Sagrada Família . Do seu espólio constava um vestido da própria Virgem, que tinha a virtude de liberar do purgatório quem tivesse tido a oportunidade de o envergar.
Não é de estranhar que dispondo de tão salvífica relíquia, a Ordem tenha cumulado fartos cabedais e uma piedosa inveja e hostilidade da parte dos seus rivais jesuitas. (1)
Não sei se para reformar a Ordem, quando esta ofuscada pelos bens mundanos, se desviou da sacra inspiração original, surgiu no seu seio, o movimento das "Carmelitas descalças" (não tomar à letra), ordem que, como se sabe, foi eleita pela soror Lúcia, única sobrevivente dos 3 pastorinhos a quem foi concedida a graça de contemplar não o vestido mas a própria Virgem com traje de luces.
Dispondo desta reliquia viva que é a irmã Lúcia é de supor que a nova Ordem se tenha tornado tão rica se não mais que a antiga. Se , de acordo com Hegel, a história se repete sempre duas vezes ( a primeira, como tragédia, a segunda como comédia, acrescenta Marx) é , de recear, que inebriadas pelas riquezas mundanas, as irmãezinhas sejam levadas a desleixar a disciplina e a mandar às malvas as regras da Ordem. Felizmente, como de acordo com as leis da Física e da Moral toda a acção suscita uma reacção, também é provável que, surja um movimento restaurador radical, fundamentalista, que , em sinal de desprezo pela ostentação, renuncie a todo o tipo de vestimenta.
Seria uma movida (não confundir com má-vida) que em homenagem às suas antecessoras, as "Carmelitas descalças", precursoras de um idêntico movimento regenerador, bem se poderia designar por "Carmelitas descalcinhas" ou "Carmelitas in-vestidas", investidas da Graça que é a vera natura da Virginal indumentária.

1 Comments:

Blogger Filipe Pereirinha said...

Também se poderia dizer: desvestidas na graça...

2:46 PM

 

Post a Comment

<< Home