Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Sunday, January 30, 2005

Édipo Ediposo

afreudite

Uma psicanálise pós-edipiana

" A ideia de Jacques-Alain Miller é que o mal-estar na civilização tal como Freud o teorizou pouco tem a ver com o mal-estar actual. O desenvolvimento da técnica, produzido pela ciência, põe o sujeito moderno numa relação com o gozo que coloca num segundo plano a relação que tem com os ideais. Ele afirma , em tom de brincadeira, que os de mais de 50 anos constituiem a última geração existencialista, a geração que abordou o seu destino e o seu lugar no mundo num debate que se situa no âmbito dos ideais. Em contraste, o sujeito moderno confronta-se com uma "incitação" ao gozo que coloca em segundo plano, a questão dos ideais. Não se pode dizer que o sujeito padece de uma repressão das pulsões como acontecia no tempo de Freud (ou de Reich, acrescentaria eu). O mal-estar hoje vem de um imperativo de gozo ... (passou-se de uma proibição a uma quase obrigação de gozar, diria Slavoj Zizek ), e, isto, lembra-nos que para Lacan , o super-eu é um imperativo de gozo que , no fundo, o imperativo do super-eu é : goza! (Imperativo de gozo veiculado de forma sedutora através da publicidade cujo canto da sereia (conto do vigário) enuncia : Consome! Acrescentado por M.M.))
...
" Ante esta nova posição do sujeito face ao mal-estar civilizacional, a tentação de muitos analistas é predicar um retorno ao pai ... à linha edipica, ao retorno da lei e das velhas proibições. É uma posição compreensível mas sem futuro. O psicanalista não pode ir contra a marcha do seu tempo."

Retirado de uma entrevista a F. Leguil publicada em
Virtualia, Revista digital da Escola da Orientação Lacaniana
http://www.eol.org.ar/virtualia/


...

1 Comments:

Blogger Filipe Pereirinha said...

Talvez valesse a pena reler o "Édipo Rei" e o "Édipo em Colono" (Sófocles) contra o "Complexo de Édipo" de Freud. Não achas?

3:27 PM

 

Post a Comment

<< Home