Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Thursday, October 26, 2006

Physis Kryptesthai Philei

" A natureza gosta de se esconder"

Segundo a tradição, o filósofo Heraclito terá confiado estas palavras à guarda do templo de Artemis em Éfeso, a tal cidade da Anatólia ("Oriente") de onde foi corrido o apóstolo Paulo quando pôs em risco a "iconomia" local muito baseada na produção e comercialização de "icones" da deusa Ártemis aos peregrinos devotos (um pouco como acontece com a Fátima actual. Mudam as moscas...).

A questão coloca-se : porque terá Heraclito, o filósofo dialectico ( autor da máxima"a guerra é a mãe de todas as coisas". Como guerra em grego se diz "polemos", talvez fosse mais apropriado traduzir a máxima por "a polémica, mãe de todas as coisas") decidido depositar a sua sábia sentença no templo de Ártemis.

Talvez o enigma se decifre se se tiver em conta que a Ártemis grega corresponde a Diana, a deusa caçadora e também da natureza dos romanos. De acordo com a lenda, quando Diana se banhava, desnuda, com as companheiras, nas águas calmas , (especulares?) de um lago, um mortal, Acteon não resistiu a contemplar os seus encantos.
Encolerizada com a presença de um intruso, ela lançou sobre ele a matilha dos seus cães que habituadas a presas de outro porte não tardaram a desfazer o pobre Acteon.

De certo modo, podemos neste mito, lobrigar uma outra versão do mito bíblico da maldição lançada sobre o saber simbolizado pela maçã, fruto interdito da árvore da ciência do bem e do mal, interdito que de alguma forma Newton, novo Acteon, ousou desafiar, desvelando um pouco os segredos da natureza ( a tal que , por sua natureza, gosta de jogar às escondidas) , quando sentado à sombra de uma macieira, a queda de uma maçã, orientou os seus graves pensamentos para a "gravidade" de um tal evento .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home