Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Saturday, September 02, 2006

Mamória de Elephante - Uma alegoria

afreudite*
Numa reserva , em que , por qualquer razão que desconheço, só havia elefantes jovens, os técnicos encarregados de cuidar dos animais, aperceberam-se , preocupados, que os paquidermes exibiam indícios de uma excessiva agressividade. Não só passavam o tempo em lutas fratricidas como atacavam e tentavam mesmo copular com animais de outra espécie.

Reunidos para analisar a questão , os mais novos , afeitos ao modelo biológico , falavam em desregulamentos bio-químicos. Um sustentava que se tratava de excessos de um neuro-transmissor chamado adrenalina, outro dizia que não, que o que havia era um deficit em serotonina, um terceiro, convicto sustentava que o problema era o excesso de testosterona e propunha para comprovar a sua tese, um teste aos testículos dos paquidermes. Um deles chegou a sugerir "salas de injecção assistida, vulgo salas de chuto onde os elefantes poderiam tomar, em condições dignas doses de serotonina" para acalmar os mais turbulentos.

Quando a discussão começou a azedar e ameaçou degenerar em conflito passou por ali , um preto velho, iletrado mas com uma grande experiência que, humildemente sugeriu a introdução de elefantes adultos na reserva.

Irritados com a ousadia do velho africano , os peritos começaram por recusar proposta tão pouco científica, mas passado algum tempo, depois do fracasso clamoroso das suas sábias soluções , e quando todos já se tinham esquecido do incidente com o insolente africano , um dele sugeriu que talvez se resolvesse o problema, introduzindo elefantes adultos.

Se bem o pensaram melhor o fizeram . Introduzidos os velhos elefantes, depressa desapareceram os sintomas de turbulência dos mais jovens. As damas rinocerontes foram deixadas em paz e, a lei do pai, perdão da selva voltou a imperar.

O velho africano continuou a exercer, esquecido as suas humildes tarefas. O perito que "sugeriu" a introdução dos animais adultos depois de ver o seu trabalho coroado com um artigo na revista Masture, perdão Nature, foi galardoado bóstumamente com um prémio Nobel, depois de ter, infortunadamente sido atropelado por um elefante, por sinal um daqueles jovens a quem ele tinha prodigalizado um tratamento destinado a privá-lo de excesso de testosterona.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home