Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Sunday, May 21, 2006

O chicote

afreudite*
Nietzsche aconselha algures : "Quando fores ter com a mulher, não esqueças o chicote".


As boas almas logo se insurgiram contra a misoginia do filósofo que chegou a ser discípulo de Schoppenhauer conhecido por não ter boa opinião das mulheres, a começar pela própria mãe.

Mas , como a psicanálise ensina, nem sempre o que parece é.

Para quem tiver dúvidas, leia o artigo "Camera Lucida" de José Martinho no nº 33 da revista Ornicar. Através da sugestiva análise de uma fotografia ele "radiografa" pertinentemente, o "ménage à trois" platónico que une F. Nietzsche, o seu discípulo Paul Rée e a mulher por quem ambos se sentem atraídos e que a ambos se recusa em nome do seu fantasma histérico, Lou-Andreas Salomé, a mulher mais desejada da Europa e que viria a tornar-se discípula de Freud.

Amante da fotografia, foi o autor de "Humano, demasiado Humano" quem teve a ideia da fotografia a três e que organizou todo o cenário, improvisando, a partir dos materiais disponiveis, algo que parece corresponder ao seu fantasma masoquista : na foto aparece ele e o seu amigo e rival Paul Rée, como duas bestas de tiro a puxar uma carroça, conduzida por Lou Andreas Salomé, que, de chicote na mão, não deixa dúvidas sobre quem manda.

Esta identificação ao "cavalo" chicoteado que aqui aparece numa dimensão de comédia, reveste uma outra dimensão, mais trágica, quando, antes da sua crise de 1889, em Turim, ele se lança a chorar ao pescoço de um cavalo que estava a ser barbaramente chicoteado por um cocheiro.

Face a estes esclarecimentos, a célebre frase de Nietzsche que suscitou tanta indignação, adquire uma significação completamente diferente. Uma significação que se torna patente, quando, ao enunciado brutal, não deixamos de acrescentar a enunciação omissa :

"Quando fores ter com a mulher , não esqueças o chicote (se quiseres gozar de acordo com o teu fantasma masoquista) .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home