Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Monday, May 15, 2006

Sado-masoquismo

afreudite*
Portugal continua a ser o país dos 3 Fs para consolo e alívio do presidente da Câmara de Ourém, cidade que está em riscos de perder a sua freguesia mais opulenta (e copulenta ?) a de Fátima, altar do nacional-masoquismo . Eis um caso de sucesso cuja dinâmica comprova o ditado segundo o qual "segredo (de Fátima) é a alma do negócio".

O nosso país de "brandies" costumes continua a ser o país de Fátima, do Futebol e do Fado... tudo isto bem regado com álcool , que apesar de não começar pela fatídica letra F nem por isso tem menos direito a uma faculdade, a que foi, justamente dado o nome de falcooldade, a faculdade mais cool da alma mater. A tradição ainda é o que nunca foi... Dado a antiguidade do Fado, não seria despropositado designar por "fado-masoquismo" a versão nacional do fenómeno universal do sado-masoquismo que na Arábia Felix (dos romanos) reveste a forma saudável do Saudi-Maomésoquismo.

Abençoado com estas características sadiamente masoquistas não é de espantar que sempre que alguém queira obter algo, em vez de se questionar sobre os passos a dar para conseguir o seu objectivo, apenas pense em fazer uma promessa geralmente de pendor masoquista , tão original como ir à Fátima a pé, (somos fetichistas do pé, o que não espanta, no país da doença dos "pézinhos"!), quando qualquer tratado de "hierótica" como o Kama Sutra, propõe outras bem mais cómodas.

Foi mais ou menos o que aconteceu com o treinador do Vitória de Setubal que, almejando bisar o triunfo na Taça de Pornugal resolveu prometer , não própriamente , ir à Fátima a pé , mas atravessar o Sado a nado.

Uma proposta original, sem dúvida, que foge um pouco ao padrão nacional, mas que nem por isso deixa de se enquadrar no modelo universal do "Sado-nadoquismo".