Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Sunday, May 07, 2006

Glossolalia --Gozo da língua (Linguozo)

afreudite*
Os adolescentes subvertem a língua, procuram provocar o Outro, recorrendo ao calão, às palavras interditas, feias, grosseiras porque "não suportam a mortificação própria da língua comum" incapaz de nomear adequadamente o mal-estar que os atravessa.
...
"Se os adolescentes apreciam os surrealistas é, sem dúvida, porque estes tinham notado que as palavras têm um poder agressivo que faz explodir os simulacros (semblants)... "

... O uso que fazem da língua não releva do humor ou do xiste, o Witz freudiano, mas impõe-se como uma provocação linguistica que visa abater o Outro do saber. O Xiste não pede a cabeça do Outro, mas procura antes conquistá-lo para a sua causa. Trata-se, sublinha Jacques-Alain Miller, de produzir um desvio mas completado pelo seu reconhecimento pelo Outro ; não se trata apenas de abalar o Outro, mas também de obter o seu consentimento, a sua aquiescência. "

Extraído de "Trouver une langue" de Jean-Pierre Denis

0 Comments:

Post a Comment

<< Home