Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Saturday, June 04, 2005

Inédipos - O Retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Dorian Gray , jovem aristocrata, apaixona-se por uma cantora, nova também , mas de extracção algo duvidosa.
Trata-se de dois mundos separados (aristocrático / popular), mas , talvez por isso atraídos ,um pelo outro.
Em ambos os casos, os protagonistas estão rodeados por um par de pessoas que os tentam influenciar em sentidos antagónicos.
No que concerne a cantora, a mãe não deixa de acalentar a esperança de ver a filha casada com um aristocrata. Não esteve ela, humilde actriz, a ponto de casar com um nobre ? Em contraste, o irmão marinheiro, não acreditando na viabilidade daquela união, procura dissuadir a irmã de continuar a receber o jovem Dorian.
O equivalente, do lado do aristocrata, do irmão desconfiado, é constituído pelo cínico sir Henry que faz o que pode para acordar Dorian do sonho romântico em que se compraz, lembrando-lhe a transitoriedade do amor e a inconstância das mulheres.
Em contrapartida, o autor do retrato do jovem enamorado, um retrato tão semelhante que parecia vivo, defende acaloradamente , os direitos do coração.
Quando Dorian contempla o seu retrato emite o desejo de ser poupado ao envelhecimento, a prece de poder conservar, como no retrato, uma eterna juventude.
Os deuses ouviram a sua prece, satisfizeram o seu voto mas fizeram repercutir, no retrato, as transformações morais do jovem Dorian, convertendo-o assim numa espécie de espelho da alma.
O retrato, que dá o título à obra, transforma-se , gradualmente, numa espécie de "espelho impossível, porque o que nele se vai reflectir, cada vez com mais nitidez, são os contornos do objecto, objecto do fantasma, que, de acordo com Lacan , é não especularizável.
Se o pintor e a mãe favorecem a ligação , é porque se encontram do lado da "estetização", do embelezamento da "Coisa" enquanto que o cinismo de Sir Henry e a desconfiança do irmão da cantora traiem uma certa intuição ou "faro" da Coisa em decomposição.
Não por acaso, o jovem Dorian oscila entre uma atitude romântica e uma atitude cínica quando recebe a notícia da morte da mulher amada.

1 Comments:

Blogger Filipe Pereirinha said...

Um espelho que consegue "reflectir" o "não especular". Um espelho "atópico", topologicamente falando.

6:50 AM

 

Post a Comment

<< Home