Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Friday, June 03, 2005

Orgonautas

Nas paredes, um cartaz anunciando as virtudes do Reiki. Termo japonês que significaria, de acordo com o panfleto, Energia Universal da Vida. Energia que, de acordo com os meus parcos conhecimentos de línguas orientais, corresponde à raiz (Ki), derivada do chinês Chi (o spirus ou sopro ).
De acordo com os "Reikianos", a saúde dependeria de uma livre circulação do Ki pelo corpo, a doença surgindo quando o livre fluxo encontra obstáculos. Obstáculos que os iniciados estariam em condições desuperar pela técnica da "imposição das mãos".

Não deixa de haver alguma analogia entre o Chi Chi nês e a "libido" freudiana. E entre a técnica da "imposição das mãos" e a célebre pressão na testa do paciente exercida com a mão por Freud na pré-história da psicanálise.
O que distingue a libido freudiana do Chi Chi nês é que a libido freudiana tem mais a vercom a linguagem do que com qualquer fluido biológico . Foi graças à ancoragem na linguagem que ele evitou o delírio "orgonautico" de Reich. Sem dúvida, a sua energia do orgone, tem mais afinidades com o Ki dos Reikianos do que com a libido freudiana. E o seu método de tratamento, nas fases finais da sua vida, aproximava-se mais do dos Reikianos que dos de Freud. O seu "condensador de orgone" funciona segundo o mesmo princípio que o da técnica da "imposição das mãos". A única diferença é que, no caso dos Reikianos, "o condensador de orgone" não é uma máquina, mas um homem , o "mestre". Optando pela máquina, Reich revelava-se alguém que se inseria no discurso "maquinal" da ciência , discurso "objectivo" que nada quer saber do sujeito do inconsciente (efeito de linguagem).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home