Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Sunday, May 22, 2005

Tu quoque filius Abruptus

JPP não terá escolhido, por acaso, para título do seu famoso blog, o termo Abrupto.A sua postura trai, claramente, um contencioso "edipiano" com os "césares" dos partidos por onde passou. Primeiro terá sido com o "czar" do P.C. Álvaro Cunhal por quem nutre um transfert que não se extinguiu a avaliar pela biografia que lhe dedicou e o interesse (um pouco necrófilo, convenhamos) que vota à história do "Partido". Depois com os diferentes líderes que se sucederam no PPD/PSD. Os santanistas terão ficado tão descontentes com a sua postura crítica que chegaram a propor a sua expulsão. O novo césar , Marques Mendes, que estando no poder há tão pouco tempo, já sentiu o travo amargo da contestação "sem vergonha" * ( Isaltino Morais e Valentim Loureiro) teve agora a oportunidade de receber a primeira facada deste "enfant terrible" sob a forma da criação de um movimento pelo "Não".
Diz quem o testemunhou que ao saber desta posição contestatária, M. M. , irritado, terá retomado a célebre imprecação de César ao ser atacado :Tu quoque, filius Brutus.

- " Também tu , meu filho (da mãe), Abruptus?!"

* Sobre a desvalorização do sentimento de vergonha que afecta o nosso tempo ver na revista "La Cause Freudienne" nº 54 , o artigo "Note sur la honte" de Jacques-Alain Miller.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home