Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Tuesday, May 17, 2005

Que Santo Angustinho nos valha !!!

afreudite*
Nos dias 21 e 22 de Maio realiza-se em London o 3º Congresso da NLS ( New Lacanian School). De certa forma, uma análise consiste num processo de depuração da angústia, "de todos os afectos, o único que não engana" (Lacan).

Se na perspectiva de Freud, as análises terminavam em impasse, em torno da angústia de castração, Lacan, reposicionando a análise em torno do fantasma, tornou possível encarar uma análise com fim centrada no que ele designa por objecto (a) , objecto lógico, que se incarna nos "objectos pré-genitais" teorizados por Freud (seio, fezes, etc), a que Lacan acrescentou outros (olhar, voz).

A palavra angústia deriva ,etimológicamente, do verbo latino ango, xi, ctum que significa : 1. apertar (sentido físico ou moral); comprimir 2. Oprimir, atormentar , afligir. O substantivo angor, oris significa para além de angústia, aflição, opressão (moral), angina.

Curiosamente, e talvez não por acaso, a palavra de onde provem angustia é parecida, homofónicamente com anguis, is termo latino para : 1. Serpente, cobra; 2. Dragão , Hidra.
A angustia aperta, provoca por vezes, anginas (apertos: angina pectoris) um pouco como certos ofídios matam as presas por constrição.Por outro lado, os ofídios constituiem uma representação comum do falo, pelo que estão associados frequentemente à chamada angústia de castração

Outra curiosidade: Os termos angústia e ansiedade, por muto diferentes que pareçam, têm a mesma etimologia, o verbo ango, anxi, ctum.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home