Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Sunday, January 16, 2005

A norma é morna. Há que violar a norma

Afreudite

A norma é morna

Se tivesse que escolher uma frase que resuma de modo sintético o "espírito" de Afreudite essa frase bem poderia ser uma frase que aparece no seminário que Lacan dedica ás "Formações do Inconsciente" : O valor da mensagem reside na diferença relativamente ao código". Miller propõe uma ligeira variação: " O valor está na diferença. Esta pequena definição vai longe porque coloca o sentido precioso, o sentido que vale, ou que valeria, no desvio relativamente à norma. O sentido está na desviância... A desviância está no fundamento do sentido".

A mais-falia está na violação da norma ...Jean


José Augusto Seabra, professor de literatura, discipulo do estruturalista Roland Barthes, era, apesar de políticamente moderado, inconformista , defendendo posições pouco convencionais no que respeita à forma literária. Não raro ele deixava transparecer esta sua faceta , de forma apaixonada, nas aulas, proclamando por vezes, de forma enfática que era preciso violar a norma. Proclamações que despertavam o riso desabrido dos seus alunos que não desconheciam que o ilustre professor era casado com uma brasa brasileira de nome Norma Taska que, por sinal, era bastante atraente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home