Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Saturday, January 15, 2005

Mudar a série

Afreudite

"Mudar a sério" é o slogan do PC new look. A proposta de Afreudite não podia ser mais diferente: "Mudar a rir!".

Mudar a sério geralmente descamba em modar, ou seja numa modança cosmética.
Mudar a rir implica mudar a série, aquilo a que a xistanálise (vulgo psicanálise) chama repetição, pela elucidação do que a causa (Objecto causa, objecto "a").

O capitalismo tem como mola, a mais-valia (em francês plus-value), conceito introduzido por Marx (Mehr-Wert) e que inspirou o conceito de "objecto causa" introduzido na psicanálise por Lacan (que ele designa por "plus-de-jouir" e que se poderia traduzir, (traduttore, tradittore) por "mais-falia").

A mais-valia traduz-se em capital, em dinheiro, em ouro cujas equivalências simbólicas aos excrementos foram elucidadas há muito pela psicanálise. Reconhecer que a merda é "o que faz correr o tio Sam" não pode deixar de suscitar o riso, o riso homérico.
Nesta era de pós-capitalismo desencantado (em que ópio (heroína) está em vias de se tornar a religião do povo), um outro objecto causa assume o protagonismo, o objecto vox,(nomeadamente, através dos cantos de sereia da publicidade) a voz da "figura obscena e feroz do Super-eu" (Lacan) que impõe o imperativo do consumo (do gozo) : "Come, bebe,"chuta",trabalha,etc. até rebentar". Ter em conta, graças à psicanálise a incidência tanática destes objectos é algo de libertador e hilariante.
É neste sentido que deve ser entendido o provérbio segundo o qual "rir é o melhor remédio", e não da forma obscena e ridícula em que a entende a denominada "terapia do riso".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home