Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Friday, December 31, 2004

Afreudite

Afreudite

A outra face

Cristo quando esbofeteado aconselhava a dar a outra face. Os seus discípulos, revelando a incoerência habitual preferem dar a face do outro (dos judeus,dos negros, etc). Ao que parece, o próprio Cristo nem sempre foi muito cristão (basta ver o tratamento infligido aos "vendilhões do Templo" - chicos espertos que se dedicavam a vender o Templo aos turistas romanos como mais recentemente houve outros que enriqueceram a vender a torre Eiffel aos milionários americanos, que pensavam que era uma torre de extracção de petróleo!).
Quando esbofeteado Cristo dava a outra face, mas a outra face era a face de Maria Magdalena, sob o pretexto de que ela era a sua cara-metade. (O cara era "freudiano")

Os psicanalistas para evitar o face a face (mais próprio da psicoterapia) e, para poderem imaginar que têm em análise a Marilyn Monroe (como aconteceu com o Ralph Greenson, analista das estrelas de Hollywood, que levou o seu zelo terapêutico ao ponto de a levar para casa, preocupado claro com a sua propensão para o suicídio seguindo o exemplo, do analista de psicóticos, Rosen) dão a face do Outro( Outro com O maiusculo, Outro, lugar da verdade) mas tendo em vista confrontar, no fim do percurso, o "passiente" com o sem-face, com o A-tropos, a sem figura do Outro, o objecto "a".

Maneira elegante de se subtrairem a dar a outra face.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home