Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Saturday, December 25, 2004

Meditações Piadosas


Esta quadra natalícia convida ao recolhimento e à meditação piadosa. Partindo do mistério da Imaculada Concepção do filho do Deus único, o meu pensamento deteve-se nos filhos de um deus menor e na questão candente da perversão das instituições criadas aparentemente com piedosos fins como ocorre com a chamada Casa Pia.
A propósito das crianças vítimas de sevícias (síndroma da criança batida) costuma-se estabelecer a equação : " criança seviciada, adulto seviciador", que vale para os vários tipos de sevícia, incluindo a sexual...(Ex. Bibi, o protagonista deste processo de pedofilia, terá sido, a acreditar na sua amiga, alvo de violação por parte, nem mais nem menos que pelo piedoso capelão da piedosa Casa).
Eu proporia, em contraponto, "um síndroma da criança adorada", ou endeusada , criança adorada que em adulto se torna um adorador de crianças . (Tendo como subjacência provável a identificação inconsciente da criança ao falo). Eu creio que este síndroma afecta de modo particular os que escolhem a carreira eclesiástica. É sabida a propensão do clero católico para a pedofilia como o mostram os processos cada vez mais frequentes movidos , p.ex. nos EUA, a padres pelas suas vítimas. Mas isto não nos deveria espantar. Toda a idealização encobre algo de inconfessável, algo de perverso. E, os padres, incitados à "Imitatio Christi", limitam-se a seguir um exemplo. Afinal, não era Jesus que clamava : "Deixai vir a mim as criancinhas!"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home