Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Monday, July 03, 2006

Lapsus Crucis

afreudite*
De acordo com a versão cristã, Jesus de Nazaré, terá sido condenado, a morrer ignominiosamente na cruz, às ordens dos romanos. Dados mais recentes, provenientes de fontes independentes, parecem indicar que na origem desta morte terá estado, o que se poderia designar, nos termos de hoje, uma "má-prática" administrativa.

Confrontados com o "terrorismo" dos "Zelotas", as autoridades romanas não só toleravam como apreciavam o discurso pacifista de Jesus que advogava a conciliação e o entendimento com as forças de ocupação ("Dai a César o que é de César (a carne) e a Deus o que é de Deus (o fumo dos sacrifícios).

De tal maneira estavam gratos que resolveram agraciar o filho de Maria com a Grã Cruz da Pax Romana, uma espécie de precursor do Nobel da Paz.

O problema que gerou todas as más interpretações posteriores, surgiu na cerimónia de atribuição da medalha. O magistrado romano não sabendo onde pendurar a condecoração, porque Jesus tinha o mau hábito de andar de peito descoberto, atrapalhou-se e, em vez de "pregar" a cruz no peito do homenageado, como é costume, acabou por pregar Cristo na cruz.

Este infeliz incidente, que os romanos se apressaram a lamentar, mostra como as melhores intenções, quando não acompanhadas das convenientes "boas práticas" protocolares podem conduzir às piores perturbações da ordem pública e mesmo à ruína de impérios.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home