Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Wednesday, June 28, 2006

Um lapsus lapidar

afreudite*
Ontem parafraseei ClauseWitz a propósito da política e do futebol. Dadas as promiscuidades entre o futebol e a politica poder-se-ia dizer que o futebol (o circo dos romanos) é a continuação da política por outras "meias" e a política a continuação do futebol por outras "meias verdades", etc.

Para confirmar a verdade da proposta de Clausewitz, o ilustre Presidente da Câmara de Viseu, que é simultâneamente presidente dos municipios portugueses, em declarações à rádio, defendeu o direito de os autarcas "correrem à pedrada" os fiscais do ambiente que não aprovem as obras mesmo as que não respeitem a lei.

Perante afirmações tão insólitas, o estupefacto cidadão interroga-se :

Trata-se de uma saudável pedrada no charco(tráfico) ?
Do início de uma Intifada municipal ?
De um retorno à Idade da Pedra (pouco) polida ?

Não, afinal tudo não passou de um mal-entendido. Os jornalistas, insensíveis à poesia ou tornados obtusos pelas "pedradas" (de Hax) a que se entregam não estiveram à altura da flor de retórica com os brindou o magnifico autarca.

Vítimas do péssimo ensino dispensado nas nossas escolas desconhecem aquela figura de retórica que permite dizer o contrário daquilo que se pretende dizer.

A propósito, testemos a cultura dos leitores ( se os há ?) de Afreudite : Como se chama figura de estilo em questão ?

Ver solução na próxima edipção .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home