Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Tuesday, February 08, 2005

Olhai os delírios do Campo (afreudisíaco)

Jesus incitava no Sermão da Montanha ( a tal que pariu um rato) a olhar os de-lírios do campo. É o que iremos fazer nesta nova rubrica. A nossa perpectiva é a de Miller que em "La psychose dans le texte de Lacan" define o delírio como uma montagem de linguagem sem correlato de realidade, ou seja a que nada corresponde na intuição. Chamo delírio a uma montagem de linguagem construida sobre um vazio. E eu digo : todo a gente delira. É a perspectiva do delírio generalizado."
...
"Imagina-se que a linguagem -...- é um aparelho de referência, que existe no seu uso superior para dizer o que é, isto é, para denotar.
...
"Mas o que demonstra a análise lógica da linguagem ... é que esta é um mau aparelho de referência."
Não se sai do domínio "da ficção na medida em que as entidades invocadas na linguagem não têem correlato na realidade. Desde que se define o delírio como uma montagem de linguagem sem correlato de realidade, a lógica, a psicose e a literatura podem ser incluídas na rubrica do delírio.
Assim quando Lacan formula que a verdade tem estrutura de ficção, é, na medida em que, não tem estrutura de correspondência, que a verdade não é a exactidão... a verdade não é verificada pela referência mas pela coerência... o saber de que se trata não é um saber referêncial, mas um saber textual. "

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Pseudointelectualismo.Precisamos reaprender a dizer as coisas mais difíceis da forma mais simples.

10:11 AM

 

Post a Comment

<< Home