Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Saturday, February 19, 2005

O Segredo da Cova da Iria (Fátima)

afreudite*
Já tivemos oportunidade de apresentar este quadro. Mas, na altura, omitimos o título e o nome do autor. Aproveitamos o ensejo para reparar a falta. O quadro tem como título : Diálogo no Carmelo. É de 1944 e tem como autor Clovis Trouille.

A republicação deste qudro justifica-se pela circunstância do desaparecimento do último dos 3 pastorinhos que, como se sabe, viveu os 50 últimos anos de vida enclausurado num convento de Carmelitas "descalças" em Coimbra.

Em tempos, escrevinhei algo sobre Fátima em que considerava que a história das "A-parições" tinha a estrutura de um conto de fadas, ou popular, dada a insistência do "3" ( 3 pastorinhos, 3 segredos). Trata-se de uma narrativa onde um "real" (alucinado) é tratado simbólicamente, nos moldes de narrativas pré-existentes (sobretudo narrativas sobre as a-parições de Lourdes) que por sua vez se conformam com as estruturas dos contos populares .

Mas Fátima também se conforma , se assim se pode dizer, à estrutura do "Strip-tease". Os segredos não são revelados todos de uma vez. Tal como acontece no "strip-tease", os segredos vão sendo re-velados (como diz, creio, Heidegger a revelação é re-velação) à medida que as circunstâncias históricas o justifiquem (A alfaiataria da Igreja também confecciona factos por medida).

Este quadro de C. Trouille, "Diálogo no Carmelo" é interessante porque capta o momento em que a irmã ora defunta, estava, a pontos de re-velar o "segredo" da Cova da Iria".

Só podemos lamentar que ela, então com 37, na pujança da vida, não tenha revelado inteiramente o "segredo". Cremos que teria mais impacto, na altura, no final de um conflito, do que passados 56 anos e, por intermédio de um papa que o aproveitou para transvestir heróicamente o seu fantasma inconsciente ( que, como Freud mostrou, é masoquista e obedece à fórmula : "Batem numa criança". O fantasma do Papa, produto do catolicismo da Polónia, nação martirizada, duplamente, pelo seu "irmão" eslavo e ortodoxo, poder-se-ia enunciar assim :"martirizam uma criança").

Mas como Lacan o mostra em "Télévision", o mito tem como função "dar forma épica ao que opera a partir da estrutura. O impasse sexual segrega as ficções que racionalizam o impossivel de onde provem."

O que está em jogo tanto no "strip-tease" como nas "a-parições" da Cova da Iria, é a re-velação do segredo de "La Femme". Tanto a strip-teaser como Lúcia e o papa (strip-teaser espiritual) querem fazer crer, cada um a seu modo que detêm esse segredo, que detêm um saber sobre "La Femme", num caso confundida com a Madonna, (aquela que faz gozar místicamente) no outro, com o outro da Madonna, , Madalena, a prostituta, (aquela que tem o segredo do Gozo sensual).
Em contraste, o segredo desvelado pela psicanálise é que o véu recobre um vazio, que ao nível da estrutura, falta um significante, precisamente, o de "La Femme" e que é nesse vazio estrutural, que germinam todas as a-parições, todas as alucinações (místicas) e ilusões que procuram negar a falta.

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