Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Wednesday, February 23, 2005

Lacan explicado às crianças

Há uns tempos Afreudite citou uma obra de Zizek, Slavoj (leia-se Jijek, Slavoi). Não sei se por influência de Afreudite surge em Foradomundo um texto de P.M. sugestivamente intitulado "Lacan explicado às crianças". Nesse texto P.M. anuncia que anda a tentar uma tímida "reconciliação" com Lacan, sobretudo devido a Slavoj Zizek . Como prova dessa tímida reconciliação, P. M. apresenta um apólogo (ver Blog ), o apólogo dos dois jovens que tinham um carro igualzinho.
É uma história que ganha em ser lida em contraponto a um apólogo que Lacan apresenta na obra "Instance de la lettre ..." o apólogo de duas crianças que iam no combóio e param numa estação. Ele diz : "Estamos em homens !" "Estamos nada ,replica ela estamos em mulheres !
Afreudite experimentou proceder a uma leitura cruzada e desse cruzamento surgiu o seguinte textículo :
De certa forma é o mesmo texto (feno-texto), com algumas interpolações que correspondem ao "não-dito", ao "cripto-texto" ou, ao que eu chamaria o "escripto"
"O rapaz dava boleia a uma rapariga. A rapariga disse que tinha um carro igualzinho (um corpo igualzinho). O rapaz era de fora (do mundo) e não sabia o caminho (para a caminha, para o Outro sexo). Assim disse à rapariga : " como o carro é igual ao teu, não preferes conduzir, em vez de me dares indicações ?" (Como tu como mulher, és suposta saber o caminho para o Outro sexo, mais vale assumires o comando das operações, tirando-me de embaraços) . E ela conduziu o carro dele (que era igual ao dela, de acordo com o seu desejo), indo para onde ele queria (o quarto dela) pelo caminho que ela (era suposto) conhecer melhor

0 Comments:

Post a Comment

<< Home