Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Sunday, April 23, 2006

Choque das culturas

afreudite*
O que caracteriza a linguagem, de acordo com Saussure, é a diferença, a sua natureza diacrítica. A diferença pressupõe pelo menos 2 elementos . Como o inconsciente ("programa" do animal que não tem programa instintivo) está estruturado como uma linguagem (Lacan) , não é de admirar que as "organizações dualistas " (Lévi-Strauss) proliferem aos mais variados níveis.
Com o derrube do "Berlin Mauer" (muro de Berlim), o dualismo leste-oeste cedeu o lugar ao antagonismo norte-sul. Embora o dualismo cristianismo - islamismo se revele actualmente mais virulento (ver a caricatura de guerra suscitada pela "guerra das caricaturas" àcerca do profeta Maomau ), um outro dualismo tem persistido como pano de fundo... o que opõe o Oriente espiritual ao Ocidente materialista.
Por vezes, a diferença assenta apenas numa letra. Neste último caso, (oposição Oriente-Ocidente) a diferença coincide curiosamente com a diferença fonética em que se baseia o célebre jogo da bobine a que se entregava, quando criança, o neto de Freud e que este interpretou magistralmente : A criança convertia em jogo o enigma do vai-vem materno (a alternância presença-ausência) , simbolizando esse real doloroso, através do gesto (afastar-aproximar da bobine) e da fala ( oposição dos sons "o - a" onde Freud descobriu a oposição "fort (longe) - da (aí)".
Enquanto o Oriente espiritualista cuida da reincarnação, o Ocidente materialista preocupa-se apenas com a reincornação.

Indiferente a estas oposições está o Inconsciente que não é material, nem espiritual ... mas espirituoso. Não é piedoso... mas piadoso ... quando não peidoso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home