Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Wednesday, March 16, 2005

Madalena e a Virgem

De acordo com o apóstolo Marcos a 1ª pessoa a que Cristo apareceu, depois de ressuscitar foi Maria Madalena, a quem tinha libertado de 7 demónios. O apóstolo João, "a águia de Pathmos", corrobora este ponto de vista acrescentando que , antes de o reconhecer ela o terá confundido com um jardineiro. Estas opiniões indiciam que Madalena representa a "cristianização" de antigas deusas. As deusas mesopotâmicas , Innana e Istar atravessaram sete portas na sua entrada e saída do mundo das trevas (corresponderiam às deusas gregas Perséfone-Kore, casada contra sua vontade com o deus dos Infernos, estando condenada a viver 4 meses nas trevas do infra-mundo e apenas podendo viver à superfície nos outros 9 meses, personificando deste modo, a morte e o renascimento cíclicos da vegetação ) . Por outro lado, o filho e amante de Innana era conhecido como o "jardineiro" (o que remete para alguém que cuida da vegetação, mais própriamente para a agricultura, cujo aparecimento constitui uma das vertentes da "revolução neolítica). Este casal incestuoso mâe-filho reaparece no cristianismo na forma da Virgem e do seu filho Jesus.
De acordo com textos coptas Madalena revela , em sonhos a um homem que ela e a Virgem são uma só, que as duas constituiem apenas manifestações diversas (virgem e prostituta) de uma mesma entidade tal como acontecia com Ishtar, Innana e outras deusas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home