Afreudite, blog da blague "La valeur du message gît dans sa différence avec le code" "L´équivoque est la seule arme dont on dispose contre le symptôme" Lacan

Thursday, January 20, 2005

O Prozac é bué de ...prozaic (placebo)

O prosaísmo do ... Prozac

Graças à obra de Peter Kramer : " Listening to Prozac", este inibidor da recaptura da serotonina, (cujo deficit é encarado como origem da depressão) aparece como o paradigma de um novo tipo de psicomodificador que não se limita a actuar sobre o sintoma mas que propicia uma mudança ao nível da personalidade.
Segundo ele, o Prozac permite a passagem miraculosa dum estado de depressão a um de "Hipertimia" (não será de mania?), ainda por cima ajustado ao "american way of life".
Em 1998 um psicólogo, especialista em efeitos placebo, Irving Kirsch demonstrou com a ajuda da metodologia da metanálise que o efeito de certos antidepressores se distinguia muito mal de efeitos placebo. Ele intitulava o seu estudo de modo irónico : " Listening to Prozac but hearing placebo".

Isto recordou a "afreudite" um programa televisivo sobre a "nova moda" nos USA (e abUSA) : a prescrição de "testoterona". É um produto que também é suposto melhorar a "auto-estima" e a "assertividade" transformando o indivíduo no sentido dos ideais "predatórios" predominantes na "land of oportunity". Faz furor, sobretudo entre as mulheres que querem triunfar , pouco se importando com os efeitos secundários que não são despiciendos : a masculinização dos traços (aparecimento de pelos na cara, voz mais grave, etc), perturbações do humor, aumento da agressividade... Homens que se cuidem ...

Afreudite vaticina que à testosterona está reservado um papel

0 Comments:

Post a Comment

<< Home